Conheça Nossa História

Julho de 1974 | O sonho

Um grupo inicial de cardiologistas em sistema de plantão permanente, com uma UTI específica para doenças do coração, contando com ambulâncias equipadas, tornou-se um serviço pioneiro no estado do Paraná. A equipe reunia condições para o atendimento de urgência de doenças cardiológicas, mesmo de alto risco, em qualquer local da cidade e mesmo fora de Curitiba.

Julho de 1974 | O primeiro hospital

O grupo inicial, constituído de médicos oriundos do corpo docente ou egressos da residência médica da UFPR, manteve, desde o seu início, um  sistema com acadêmicos estagiários. Desse grupo de acadêmicos, alguns passaram a integrar o quadro clínico do Hospital, além de vários contratados para a execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos mais especializados.

Maio de 1994 | Hospital XV

Na década de 90 as instalações do Hospital do Coração na antiga casa adaptada na Rua Coronel Dulcídio, tornaram-se insuficientes para manter a qualidade do atendimento que o grupo de médicos se propunha a prestar. Atendendo a um convite da tradicional instituição Clínica de Fraturas e Ortopedia XV, que pretendia transformar-se em hospital de emergências ortopédicas, neurológicas e cardiológicas, o Hospital do Coração assumiu a área de doenças cardiovasculares do pretendido complexo hospitalar.

Maio de 2009| Hospital do Coração

No período de 15 anos, foram alcançadas as necessárias expansões físicas e funcionais: número de leitos da UTI, atendimentos ambulatoriais, exames complementares, inclusive com a instalação de hemodinâmica e angiografia digital, a qual possibilitou métodos diagnósticos mais completos e procedimentos terapêuticos com cateter nas doenças coronárias, valvulares e vasculares (angioplastias, implante de endopróteses, embolizações, eletrofisiologia, ablação de arritmias, entre outros).

Junho de 2009 | Unidade VITA Batel

Ao fim desse período, o Hospital do Coração ao completar 35 anos de existência, e não tendo sido cumprida a promessa de um hospital de emergências, foi convidado para uma nova parceria, então com o grupo Hospitalar Vita. A partir de junho de 2009, passou o Hospital do Coração a ser responsável por todo atendimento cardiológico dos pacientes do Hospital Vita Batel, desde pronto socorro cardiológico 24 horas, execução de todos os exames complementares em cardiologia, atendimento dos pacientes da unidade coronariana e pacientes em consultórios de cardiologistas anexos ao hospital.

Abril de 2014 | Hemodinâmica

No dia 15 de abril de 2014 foi inaugurado o serviço de hemodinâmica do Hospital do Coração, nas dependências do Hospital Vita Batel, pelo então fundador do Hospital, Dr. Paulo Franco de Oliveira e demais sócios. Este serviço consiste em procedimentos diagnósticos e terapêuticos em cardiologia, cirurgia vascular, angiologia e radiologia intervencionista.

Retornar página principal

Todo os direitos reservados ao Hospital do Coração.