Hospital do Coração de Curitiba

Hospital do Coração de Curitiba

URL do site: http://www.dippe.com.br

Fatos sobre obesidade e perda de peso

Quinta, 04 Dezembro 2014 05:00

A obesidade é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública. Sua prevalência vem crescendo acentuadamente nas últimas décadas, inclusive nos países em desenvolvimento, o que levou a doença à condição de epidemia global. Inúmeras doenças crônicas estão relacionadas com a obesidade, como o diabetes tipo 2, a doença arterial coronariana, a hipertensão arterial e diversos tipos de câncer

A seguir, especialistas enumeram alguns fatos sobre a obesidade e perda de peso:

1. A herança genética não é um determinante obrigatório da obesidade. Mudanças  moderadas nos hábitos de vida, como reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos, podem promover perda de peso tanto quanto os medicamentos mais eficazes disponíveis.

2. Dietas, ou seja, o consumo de reduzido energia (calorias) reduzem o peso de forma muito eficaz, no entanto, uma simples recomendação para que o indivíduo faça uma dieta geralmente não funciona bem a longo prazo.

3. Independentemente do peso absoluto ou da perda de peso atingida, a prática de atividade física regular melhora a saúde, e a atividade física ou exercício físico em doses suficientes ajudam na manutenção a longo prazo do peso corporal. O ideal é que o indivíduo pratique 300 minutos semanais (5 sessões de 60 minutos, por exemplo) de um exercício físico predominantemente aeróbico e moderado, como uma caminhada rápida.

4. Manter as circunstâncias que promoveram a perda de peso ajuda a mantê-lo estável. Obesidade é uma doença crônica que exige contínua manutenção.

5. Para as crianças com excesso de peso, os programas que envolvem os pais e o ambiente doméstico promovem maior perda de peso do que apenas iniciativas na escola ou fora de casa, como em consultórios médicos ou de nutricionistas.

6. O fornecimento de refeições e uso de produtos de substituição de refeições promovem uma maior perda de peso.

7. Alguns medicamentos podem ajudar os pacientes a alcançar uma perda de peso clinicamente significativa, e também ajudam na manutenção do peso, desde que esses medicamentos continuem a ser utilizados.

8. Em pacientes apropriados, a cirurgia bariátrica a longo prazo pode promover uma perda de peso significativa e redução da taxa de incidência de diabetes e risco de morte. Em diabéticos a cirurgia bariátrica pode promover a cura ou um melhor controle da doença na maioria dos pacientes.

Fonte: The New England Journal of Medicine.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700 - Cardiologista de Curitiba.

 

 

Os efeitos protetores do álcool em relação às doenças cardiovasculares, chamados efeitos cardioprotetores, foram sugeridos há mais de duas décadas, após a publicação de um estudo observacional que abordava o "paradoxo francês". Neste estudo os pesquisadores observaram que os franceses apresentavam uma menor incidência de doenças cardiovasculares, apesar de um consumo maior de álcool (principalmente vinho) e gorduras saturadas.

Abaixo enumeramos alguns fatos sobre a ingestão de bebidas alcoólicas e doenças cardiovasculares:

1- Estudos demonstraram que o consumo moderado e regular de bebidas alcoólicas (qualquer tipo de bebida) pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em geral, doença arterial coronariana (formação de placas de gordura na parede das artérias do coração, chamada de aterosclerose coronariana), infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e morte cardíaca.

2- O álcool eleva os níveis do HDL colesterol ("colesterol bom"), além de diminuir o risco de formação de coágulos (efeito antitrombótico). Em relação ao vinho tinto, sabemos que a casca da uva vermelha é rica em flavanoides, como o resveratrol, o qual possui propriedades antioxidantes que podem combater o processo de aterosclerose coronariana.

3- A  Organização  Mundial  da  Saúde  (OMS) sugere  que  sejam adotados  como referências de beber seguro,  sete  unidades semanais para as mulheres, e quatorze unidades semanais para os homens. Abaixo temos a definição de uma unidade de bebida alcoólica:

VOLUME DA BEBIDA  - CONCENTRAÇÃO - VOLUME DE ÁLCOOL    - GRAMAS DE ETANOL

VINHO 90ml                          12%                     11 ml                          8,8 gramas

 

CERVEJA 350ml                       5%                     17 ml                         13,6 gramas

 

DESTILADAS 50ml                  40%                     20 ml                           16 gramas

4- O padrão ideal de ingestão alcoólica parece ser diário e moderado, antes ou durante a refeição da noite, preferencialmente de vinho tinto.

5- A interação do álcool no organismo humano é bastante complexa. A resposta de cada indivíduo frente a uma determinada ingestão alcoólica pode variar bastante. É difícil identificar as pessoas que podem desenvolver abuso de álcool.

6- As provas para os efeitos nocivos do álcool são mais fortes do que a evidência de seus efeitos benéficos. A ingestão excessiva de álcool associa-se à hipertensão arterial, hemorragia cerebral, fibrilação atrial (arritmia cardíaca) e cardiomiopatia (doença do músculo cardíaco). Doença hepática e algumas formas de câncer associam-se à ingestão excessiva de álcool. A direção veicular segura é um fator limitante para a ingestão de álcool.

7- A relação risco-benefício de beber parece ser maior em indivíduos mais jovens, que também têm taxas mais altas de consumo alcoólico excessivo, e mais frequentemente sofrem as consequências adversas da intoxicação alcoólica aguda (acidentes, violência e problemas sociais).

8- Entre os homens com idades entre 15 e 59 anos, o abuso de álcool é o principal fator de risco para a morte prematura.

9- Uma grama de etanol fornece 7 kcal. A ingestão de álcool pode contribuir para à obesidade, pode descontrolar os níveis de glicemia em diabéticos, elevar os níveis de ácido úrico e triglicerídeos.

10- Finalizando, a ingestão de bebidas alcoólicas não deve ser estimulada como uma forma de prevenção ou tratamento das doenças cardiovasculares.

Fonte: Portal do Coração UOL.

Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - cardiologista de Curitiba - CRM / PR 13700.

 

Videogames ativos são aqueles que possuem sensores de movimento, possibilitando que o jogador controle o jogo com os movimentos do corpo (como o Wii, da Nintendo), desta forma, o jogador de videogame ativo acaba se exercitando.

Recentemente uma pesquisa com o videogame ativo, publicada na revista The Journal of Pediatrics, revelou que crianças acima do peso experimentavam um aumento no gasto de energia comparado com a caminhada na esteira. Enquanto a esteira determinou um equivalente metabólico de 4,9 ± 0,7, diferentes jogos de videogame promoveram valores similares ou superiores (Wii 4,2 ±1,6; Dance Dance Revolution 5,4 ±1,8; Light Space: 6,4 ±1,6 e Xavix: 7,0 ±1,8).

Um equivalente metabólico corresponde ao gasto de energia em estado de repouso, desta forma, uma atividade física que determina o gasto de 5 equivalentes metabólicos promove um gasto de energia 5 vezes maior do que aquele observado em estado de repouso.

Assim, os jogos em videogame interativo são capazes de promover aumento substancial do gasto metabólico, se considerar que as crianças atingem uma intensidade moderada de 3 a 6 equivalentes metabólicos, durante as partidas com os equipamentos virtuais. Neste contexto, crianças acima do peso se beneficiam desta estratégia, melhorando a aptidão física e minimizando os efeitos do sedentarismo.

Fonte: Revista do DERC e Portal do Coracão UOL.

Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - cardiologista de Curitiba - CRM / PR 13700

Exames online

Ecocardiograma

Avaliação da estrutura e função do coração através de ondas de ultrassom.

AGENDE ESTE EXAME

Ecodoppler Vascular - Artérias Renais

Avaliação das artérias renais através de ondas de ultrassom.Indicado para detectar estreitamentos por placas de gordura (ateromas) ou malformações.

AGENDE ESTE EXAME

Eletrocardiograma

Registro da atividade elétrica do coração em estado de repouso.

AGENDE ESTE EXAME

Holter (Eletrocardiografia Dinâmica)

Registro da atividade elétrica do coração por um período de 24 horas.

AGENDE ESTE EXAME

Ecodoppler Vascular - Artérias Carótidas e Vertebrais

Avaliação das artérias do pescoço através de ondas de ultrassom.Estima o risco cardíaco e detecta a presença de placas de gordura (ateromas).

AGENDE ESTE EXAME

Ecodoppler Vascular - Veias dos Membros Inferiores

Avaliação das veias dos membros inferiores através de ondas de ultrassom.Indicado para o diagnóstico de varizes e trombose venosa.

AGENDE ESTE EXAME

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

Registro automático da pressão arterial durante um período de 24 horas.

AGENDE ESTE EXAME

Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA)

Registro da pressão arterial realizado pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada por um período mínimo de 4 dias, em casa ou no local de trabalho.

AGENDE ESTE EXAME

Ecodoppler Vascular - Artérias dos Membros Inferiores

Avaliação das artérias dos membros inferiores através de ondas de ultrassom.Indicado para detectar estreitamentos por placas de gordura (ateromas).

AGENDE ESTE EXAME

Ecodoppler Vascular - Outras modalidades

Avaliação de vasos sanguíneos (veias ou artérias) através de ondas de ultrassom.

AGENDE ESTE EXAME

Teste Ergométrico (Teste de Esforço)

Avalia o comportamento de variáveis cardiovasculares (atividade elétrica do coração, pressão arterial, entre outras) e sintomas durante um esforço progressivo.

AGENDE ESTE EXAME

Tilt Teste (Teste de Inclinação)

Avalia o comportamento do ritmo cardíaco e pressão arterial em resposta a variações da postura corporal.Indicado para o diagnóstico de síncope neuromediada, uma forma comum de desmaio.

AGENDE ESTE EXAME

  • Unidade 1
  • Unidade 2
  • Hemodinâmica

HCVT
Hospital do Coração Vita Batel
R. Alferes Ângelo Sampaio, 1896
Batel - Curitiba PR

Telefone: +55 41 3021-3344

CONHEÇA ESTA UNIDADE

HCVC
Hospital do Coração Vita Curitiba
Rodovia BR 116, Km 396, nº 40213
Bairro Alto - Curitiba PR

Telefone: +55 41 3315-1935

CONHEÇA ESTA UNIDADE

HCVC
Serviço de Hemodinâmica
R. Alferes Ângelo Sampaio, 1896
Batel - Curitiba PR

Telefone: +55 41 3021-3344

CONHEÇA ESTE SERVIÇO